segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos (Mód. I, II e III) - março 2017

O Arquivo Nacional promoverá, de 13 a 17 de março de 2017, o Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos - Módulos I, II e III, ministrado por técnicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED). O curso tem como objetivo capacitar integrantes do SIGA a identificarem os documentos arquivísticos, em qualquer suporte, produzidos na sua instituição, bem como apresentar noções básicas de como realizar a gestão arquivística e a preservação dos documentos.
Data de realização: De 13 a 17 de março de 2017.Local: Miniauditório do Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número de vagas: 50
Custo: gratuito
Carga horária: 31 horas (início às 9h)
Público-alvo: Servidores dos Órgãos e Entidades integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, aos que desenvolvem atividades ligadas à gestão de documentos de arquivo.
ATENÇÃOAs inscrições dos servidores deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do sítio eletrônico do SIGA, em  
Os candidatos deverão estar previamente cadastrados no Cadastro Nacional de Integrantes do SIGA. A homologação da inscrição dependerá de análise dos técnicos da COGED, avaliando o número de candidatos inscritos e as vagas disponíveis (serão disponibilizadas no máximo três vagas por órgão ou entidade), bem como os seus respectivos perfis técnicos.
Período para inscrições: 13 a 17 de fevereiro de 2017

Divulgação das inscrições homologadas:
 22 de fevereiro de 2017.
Em caso de dúvidas, informações com a Srª. Vanessa Rodrigues - tel. (21) 2179-1248 / vanessa.rodrigues@arquivonacional.gov.br.
Conteúdo programático do Curso:
Módulo I
Noções Básicas de Arquivo
- Princípios arquivísticos; - Teoria das três idades; - Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo: características, gênero, espécie, tipo e natureza do assunto; - Conceituação e caracterização dos arquivos.
Módulo II
Gestão de Documentos
- Conceito, objetivos, fases e níveis de aplicação; - Classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio e fim, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; - Avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), elaboração de listagem de eliminação de documentos, edital de ciência e termo de eliminação de documentos; - Recolhimento ao Arquivo Nacional: procedimentos arquivísticos, procedimentos de conservação preventiva e termo de recolhimento; - Levantamento da produção documental.
Módulo IIIDocumentos Digitais- Principais diferenças entre documentos em suporte convencional e documentos arquivísticos digitais; - Aspectos da gestão:
    i – produção: aspectos de tecnologia (formatos), espaços de produção e status dos documentos, organização (classificação + ordenação);
    ii – manutenção e uso: controles de acesso, segurança, arquivamento, pesquisa e localização;
    iii – destinação final: eliminação e guarda permanente.
- Noções básicas de preservação digital; - Metadados.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prêmio Nacional de Arquivologia / Maria Odila Fonseca 2017

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país, o Arquivo Nacional lança o Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca 2017.
Tal iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da UFF e servidora do Arquivo Nacional. O Prêmio se divide em três categorias: a) Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação; b) Melhor Dissertação de Mestrado e c) Melhor Tese de Doutorado.
A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas.
A Comissão avaliará os trabalhos concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Arquivologia, ineditismo na abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto, citações, transcrições, notas, observações,referências completas das fontes e bibliografia consultadas, conforme Regulamento.
As inscrições vão até 02 de maio de 2017.
Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental
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Ascom
03/fevereiro/2017