sábado, 24 de setembro de 2016

UFSCar ocupa primeiro lugar em ranking de acesso à informação das universidades federais brasileiras

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador e jornalista Cristiano Alvarenga, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostra a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em primeiro lugar em ranking de acesso à informação das universidades federais brasileiras. O ranking foi realizado por Alvarenga e dá continuidade à pesquisa iniciada no curso de mestrado em Comunicação da Unesp, intitulada “Gestão da comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões”.


Para classificar as universidades com o melhor atendimento, a pesquisa considerou três critérios: respostas aos pedidos de informação; prorrogações de prazo; e tempo de resposta (dias/média). Segundo Alvarenga, o intuito foi apresentar um quadro geral de atendimento do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) nas universidades federais.

Segundo os critérios estabelecidos, a UFSCar alcançou o melhor índice de atendimento no SIC em 2015. A Universidade respondeu todos os 119 pedidos de informação recebidos no ano, não prorrogou o prazo de nenhum pedido e o tempo de resposta foi em média de 9,35 dias. Para Dalila Teixeira Lopes, servidora vinculada ao SIC da UFSCar no período da pesquisa, esse resultado representa o compromisso que a Universidade tem com o cidadão no que tange à transparência das informações. “Entendemos que a população em geral, tanto interna quanto externa à Universidade, tem o direito ao acesso pleno às informações públicas. Esse resultado positivo é fruto da conscientização em relação à importância desse serviço e da colaboração dos servidores de todas as unidades administrativas e acadêmicas envolvidas no atendimento às demandas registradas no sistema e-SIC”, ressalta.

Luzia Sigoli Fernandes Costa, secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar e docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI), aponta que a transparência institucional sempre esteve em pauta na UFSCar. “Por meio de ações recentes, a Instituição vem intensificando a transparência ativa, com a finalidade de tornar públicas as informações antes mesmo de seu requerimento pelo cidadão. Dentre essas ações estão a criação do Repositório Institucional da UFSCar e a construção da Carta de Serviços ao Cidadão. Além disso, a SPDI vem atualizando constantemente seu site e incorporando novas informações institucionais”, afirma.

Atrás da UFSCar, a segunda melhor colocação ficou com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que também respondeu todas as solicitações sem prorrogar o prazo, mas com média de resposta superior a 9,51 dias.  As universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Cariri (UFCA) e do Oeste do Pará (UFOPA) completam a lista das cinco instituições que responderam todos os pedidos, sem prorrogação, e dentro do prazo previsto pela legislação, mas com até 20 dias para resposta. O estudo completo pode ser conferido em http://bit.ly/2d2pxpg.

SIC UFSCar
Disponível para atendimento ao público desde maio de 2012, o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) da UFSCar possui formulários específicos para cada demanda – formulários de solicitação de informação, formulários para recursos e para reclamação. O SIC foi criado a partir da Lei de Acesso à Informação nº12.527 que, além da implantação do Sistema, também previu a inserção de informações referentes às universidades federais em seus sites, como pode ser visualizado no Portal UFSCar, em www.ufscar.br.

Luzia conta que o SIC da UFSCar faz parte das atribuições da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da Universidade. “A SPDI, como unidade de planejamento e desenvolvimento institucionais, possui o Departamento de Informações Institucionais (DeInfo), cujas atribuições incluem a coleta e sistematização de dados institucionais, a organização e análise dos dados coletados, a geração de indicadores e dados estatísticos, e a disseminação de tais informações. Em vista de suas atribuições, a SPDI recebeu a incumbência de implementar a Lei de Acesso à Informação e, recentemente, devido à importância de tal serviço, foi criada uma unidade própria vinculada ao DeInfo: o SIC”, lembra.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e pode ser feito na SPDI, localizada no prédio da Reitoria, área Sul do Campus São Carlos. Também é possível encaminhar os pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal pelo Sistema Eletrônico do Serviço e Informações ao Cidadão (e-SIC). Mais informações podem ser encontradas na página do SIC UFSCar, em www2.ufscar.br/acessoainformacao/sic.

Novo portal UFSCar
Além das iniciativas já citadas, a UFSCar vai lançar, em breve, o seu novo portal com o intuito de aprimorar ainda mais o acesso à informação de todos cidadãos. O acesso será dividido por perfis – estudantes, docente/técnico-administrativo, pesquisador, visitante e visitante estrangeiro –, facilitando a busca por dados e informações, tornando-a mais rápida e eficiente. O portal também terá uma interface interativa e multimídia, com a presença de imagens e vídeos que mostram as principais notícias da Universidade no escopo de seus três pilares – pesquisa, ensino e extensão. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Olhar Arquivístico 5 anos

Caro Leitor(a),

Expresso minha alegria pelos 5 anos do Blog Olhar Arquivístico e agradeço a vocês amigos seguidores por acompanhar os passos desse crescimento.
Que esta data se repita por vários longos anos!

Abraços,
João Paulo - Editor do Blog


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

II Encontro Brasileiro de Museus Casas: Acessibilidade em múltiplos contextos

A FCRB promove entre 3 e 5 de outubro, em seu auditório, o II Encontro Brasileiro de Museus Casas: Acessibilidade em múltiplos contextos. 
Visando fomentar o debate e proporcionar um espaço de reflexão em torno do tema acessibilidade, o Museu Casa de Rui Barbosa convida a comunidade acadêmica e museal a participar do II Encontro Brasileiro de Museus Casas. 
O termo “acessibilidade” ganhou destaque nos últimos anos, sobretudo a partir da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que “estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”. Possibilitar acesso de forma ampla e irrestrita se configura, hoje, uma questão fundamental nos espaços públicos, em especial nas instituições culturais.
:: Informações: (21) 3289-8683 ou museu@rb.gov.br.

:: Inscrições gratuitas mediante inscrição prévia pelo formulário eletrônico.



:: Programação:

03/10/2016 – Segunda-feira


10h – Recepção, credenciamento e entrega de material.


11h – Mesa de abertura

Presidente da FCRB;
Diretora do CMI;
Coordenadora do DEMHIST- Br
Chefe do MCRB.

11h30 – Palestra Magna – Izabel Maior

Tema: Acessibilidade, cultura e pessoas com deficiência: desafios do cotidiano, com Isabel Maior - Membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro e integrante do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro.
12h30 – Almoço

14h – Desenho universal e Arquitetura: conceitos e aplicabilidade

- Silvana Serafino Cambiaghi - Fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR nº 9050 e demais Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT;
- Cristiane Rose Duarte – Profª. Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos culturais da construção do espaço, acessibilidade e etnografia da cidade;

15h – 1ª Sessão de Comunicações
- Juliana Borzino, Bruna Cruz e Vinicius Monção - Acessibilidades e diversidade: ações e pesquisas desenvolvidas pelo Programa Educativo Oi Futuro;
- Rafael Bazo Júnior - Acessibilidade cultural: um estudo de caso da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (Lençóis Paulista);
- Franquilandia Gonçalves Rangel Raft e Paula Nunes Costa - Um novo Museu do Colono para Santa Leopoldina.

15h30 – Intervalo

16h – Painel 1 – Residências históricas, a questão dos acessos em museus-casas
- Ana Cristina Carvalho - Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e Conselheira do Comitê Internacional para os Museus Casas Históricas (DEMHIST) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
- Sandra Bernardes Ribeiro - Arquiteta e urbanista, coordenadora técnica do Iphan/DF.
- Regina Cohen – Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso/UFRJ);
- Ricardo Calmon – Arquiteto, Diretor Executivo da Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC;



04/10/2016 – Terça-feira

10h – Palestra de abertura – Ministério Público: denúncias, fiscalização e penalidades em espaços culturais não acessíveis.

- Ana Padilha Luciano de Oliveira – Procuradora da República, desempenha a função de procuradora regional dos direitos do cidadão no Rio de Janeiro.

11h - Panorama 1 - A implantação do projeto de modernização e acessibilidade do Memorial JK - Auta Barreto.

11h30 – 2ª Sessão de Comunicações:
- Elisa Prado de Assis - Acessibilidade em edifício tombado: Casa das Rosas;
- Maria de Lourdes Santos Ferreira, Katrine Souza e Silva e Renata Fernandes Dias Coelho - Uma análise acerca do turismo acessível em Diamantina – MG;
- Thaís Kalile Zschaber Nogueira, Andrea Moreno e Paulo Roberto Sabino - Projeto para acessibildade na Casa Kubitschek: setor educativo.

12h – Almoço

14h – Painel 2 – Recursos e possibilidades: caminhos acessíveis para os museus casas
- Elaine Carrilho – Museóloga, Mestre em Memória e Documento, diretora do Museu Casa de Benjamin Constant/IBRAM;

- Viviane Sarraf - Fundadora e representante legal da empresa de consultoria Museus Acessíveis. Coordenadora da RINAM - Rede de Informação de Acessibilidade em Museus;

15h – Panorama 2 - Projeto de Acessibilidade no Museu Da República/RJ (IBRAM) – Osvaldo Emery.

15h30 - Intervalo

16h – Mesa-Redonda - Legislação: avanços e entraves

- Geraldo Marcos Nogueira Pinto - Advogado militante na área do Direito da Pessoa com Deficiência; Presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência – OAB/ RJ;

- Gildo Magalhães dos Santos Filho – Membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Gestor do Comitê Brasileiro de Acessibilidade – ABNT/CB-040;

- Mário Franklin de Lima – Arquiteto; professor da FAETEC; SENAC e UNISUAM, onde é coordenador da pós-graduação Sustentabilidade da Construções.



05/10/2016 – Quarta-feira


10h – Palestra de abertura – Museus Plurais: acessibilidade em foco

- Isabel Portella – Museóloga do Museu da Republica e Coordenadora do GT de Acessibilidade do Programa Nacional de Educação Museal. Fundadora da RAM – Rede de Acessibilidade em Museus.

11h – Mesa-redonda  – Nada para nós, sem nós: o acesso aos espaços culturais
- Maria da Glória Almeida – Chefe de Gabinete da Direção-Geral do Instituto Benjamin Constant/IBC, Consultora Técnico Científica da Comissão Brasileira do Braille;
- Caroline Kwee – Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica, Membro da direção geral e técnica do Centro de Referência e Apoio as Desordens do Desenvolvimento – CRADD;
- Elizabeth Caetano - Coordenadora do Setor de Suporte entre Pares do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro/CVI.

12h30 – Almoço

14h – Tecnologias aplicadas à acessibilidade
- Lara Pozzobon - Doutora em Literatura Comparada (Literatura e Cinema) e produtora de cinema, curadora do Festival Assim Vivemos. Pioneira no uso da audiodescrição em obras audiovisuais;
- Miryam Bonadiu Pelosi – Profª. adjunta do Deptº de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora da área de Tecnologia Assistida e Inclusão Escolar coordenada o LabAssistiva, e desenvolve estudos, produtos e serviços no Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ;
- Paula Márcia Barbosa – Coordenadora o Setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos do Departamento Técnico-Especializado do Instituto Benjamin Constant (IBC/DTE). Participa como professora multiplicadora do grupo Matemática para Deficientes Visuais do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

15h30 - Intervalo

16h – Painel 3 – Mediação Especial em Museus Casas
Amanda Tojal - Atualmente sócia-diretora da empresa “Arteinclusão Consultoria em Ação Educativa e Cultural” (desde 2003). Consultora em acessibilidade e ação educativa inclusiva em museus e instituições culturais e docente de curso de extensão cultural em "ensino da arte na educação especial e inclusiva" da Pinacoteca de São Paulo desde 2004. Foi coordenadora dos programas educativos para públicos especiais do Museu de Arte Contemporânea da USP (1991 a 2003) e da pinacoteca de São Paulo (2003 a 2012);
Diogo Guarnieri Tubbs – Coordenador do Setor Educativo do Museu Histórico Nacional e membro do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro;
Eurípedes Gomes da Cruz Junior – Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAst. Museólogo do Museu Nacional de Belas Artes - IBRAM/MinC, onde é responsável pela Seção de Esculturas. Trabalhou no Museu de Imagens do Inconsciente durante 30 anos. Atualmente faz parte do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, representando a área de Museus e Patrimônio.
17h30 – Jurema Seckler: Encerramento.

Fonte: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=3602

II Encontro de Arquivos Pessoais e Cultura

O Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB/ MINC realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro deste ano o Encontro de Arquivos Pessoais e Cultura, com o tema “O direito à memória e à intimidade”, no auditório da FCRB, Rio de Janeiro.

Trata-se da promoção do II Encontro de Arquivos Pessoais e Cultura, um fórum para reflexão sobre a importância dos arquivos pessoais, que são produzidos fora dos contornos institucionais e representam um importante conjunto sobre a vida. As inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro e podem ser realizadas por e-mail, enviando o formulário de inscrição e o comprovante de pagamento para o seguinte endereço:arquivospessoaisecultura.fcrb@gmail.com.

O arquivo com o formulário de inscrição e as informações sobre valores estão disponíveis em: 
 

Visite o site do evento.

Curso Gêneros textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 29 de setembro, das 10 às 13 horas, o curso Gêneros textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários. A participação é gratuita. Sem inscrição prévia. 

O curso busca, à luz da análise do Discurso e da Crítica Genética, traçar caminhos que facilitem a definição dos mais diversos gêneros textuais, a partir de sua função sociodiscursiva, com vistas a possibilitar aos arquivistas elementos que subsidiem sua prática na organização de acervos literários. 

:: Professor: Tiago Cavalcante - Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (Centro). É formado em Letras (Português-Literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Linguística Aplicada. Debruça-se sobre pesquisas que envolvam discurso, educação popular, crítica literária e ensino de língua materna, literatura e produção textual

:: Público-alvo: profissionais de arquivo

:: Local: Sala de cursos da FCRB