sábado, 28 de fevereiro de 2015

Arquivo público recebe documentos históricos de ex-prefeito do DF

Ex-prefeito Paulo de Tarso doou carta de Natal escrita por Kubitschek. Doação 'ajuda a resgatar memória de Brasília', diz governador Rollemberg.

Rodrigo Rollemberg em visita aos documentos históricos do acervo privado do ex-prefeito de Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)Rodrigo Rollemberg em visita aos documentos históricos do acervo privado do ex-prefeito de Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)
O Arquivo Público do Distrito Federal recebeu na manhã desta quarta-feira (25), no Palácio do Buriti, a doação de documentos históricos do acervo privado do ex-prefeito de Brasília Paulo de Tarso Santos.
Os papéis abrangem a época em que o político mineiro comandou a capital federal, antes da instituição da eleição para governador, entre fevereiro e agosto de 1961, e foi ministro da Educação e Cultura no governo de João Goulart, além de secretário de Educação de São Paulo na década de 1980.
Entre os documentos doados estão uma carta de Natal escrita à mão pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, ofícios, decretos e fotos públicas e privadas. Eles estavam guardados em caixas em São Paulo, sob os cuidados da família de Paulo de Tarso Santos.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve presente na cerimônia. Para ele, a doação ajuda a "resgatar a memória de Brasília e a recuperar a história e o orgulho de Brasília".
Segundo a superintendente do Arquivo Público do DF, Marta Célia Bezerra Vale, a doação complementa os registros existentes dos primeiros anos de Brasília. "Eles falam das primeiras prefeituras do DF, porque Brasília foi inaugurada em 1960, mas a administração não estava muito consolidada. São nesses anos que se começa a estruturar a cidade."
Aniversário de 30 anos
Em 14 de março deste ano, o órgão completa 30 anos. A cerimônia desta quarta marca o início das comemorações do aniversário, que terá diversos eventos como uma exposição na Torre de TV.
O Arquivo Público agora funciona em um espaço de 9 mil metros quadrados no Setor de Garagens Norte. Antes, ficava dentro da Novacap em um local de menos de 500 metros quadrados. "Vai ajudar muito em novos recolhimentos e na preservação de documentos. Era muito pouco, já estava lotado.
"

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Nota da Comissão Organizadora do XVIII Congresso Brasileiro de Arquivologia

Caros Colegas, 
Nós – a Comissão Organizadora constituída por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e profissionais do Arquivo Público Mineiro (APM) e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) para promover o XVIII Congresso Brasileiro de Arquivologia – informamos que face a situação recente da AAB, divulgada em documento anexo, decidimos não realizar o evento de 2015 em Belo Horizonte.
Lembramos que o Congresso é uma marca registrada da Associação dos Arquivistas Brasileiros e que a AAB poderá organizar o evento em outro local e com outros parceiros. Para maiores informações, entrem em contato direto com: aab@aab.org.br.
Na oportunidade, nós nos desculpamos pelas expectativas criadas e esperamos vê-los em breve em outros eventos de Arquivologia.
Cordialmente,
Prof. Dra. Ivana Denise Parrela - UFMG
Prof. Dr. Adalson de Oliveira Nascimento - UFMG
Prof. Dr. Renato Pinto Venâncio- UFMG
Prof. Dra. Vilma Moreira dos Santos - APM
Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araujo - UFMG
Prof. Ms. Cíntia A. Chagas Arreguy - UFMG
Prof. Ms. Welder Antônio Silva - UFMG
Ms. Thiago Veloso Vitral - APM
Ms. Leandro Araújo Nunes- APCBH